Por que os gatos dormem tanto? Saiba todos os motivos aqui!
Você já se perguntou por que os gatos dormem tanto? Os gatos podem dormir até 20 horas diariamente e isso é considerado normal para eles. Apesar de ficarem extremamente fofos dormindo, a maioria dos donos já se perguntou:
Qual o motivo dos gatos dormirem tanto? Será que o meu gato dorme mais do que o normal? Será que ele está triste ou doente? Não se preocupe! Vamos responder todas essas perguntas para você!
A eZoo listou para você alguns dos motivos para os gatos passarem boa parte do dia dormindo!
Por que os gatos dormem tanto?
É difícil de imaginar, mas apesar de toda a fofura, os gatos são pequenas feras, mesmo que eles tenham sido domesticados, os gatos ainda tem alguns hábitos da vida selvagem, por isso eles amam brincar de caçar ou de se esconder atrás da porta para atacar.
Até mesmo nas brincadeiras eles mostram seus instintos primitivos como por exemplo pular em cima da sua presa, mesmo que a presa seja apenas um brinquedo no conforto de uma casa.
As brincadeiras acabam gastando bastante energia, os gatos ficam cansados e tiram vários cochilos durante o dia para conseguir repor toda a energia que perdeu durante a brincadeira de caçar.
Os gatos passam muitas horas de olhos fechados, mas na verdade estão bem atentos e conseguem reagir rapidamente a qualquer sinal de perigo!
Pesquisas revelam que 70% do tempo que estão dormindo, estão em um sono muito leve e atentos a qualquer sinal! Eles passam pouco tempo em sono profundo, por isso os gatos precisam de sonecas longas para conseguir repor toda a energia.
Por que os gatos dormem com os donos?
É um comportamento bem comum dos gatinhos, eles amam dormir com seus donos. Alguns preferem dormir nos pés, já outros são mais abusados e preferem dormir em cima de seus tutores.
É bem comum os gatinhos irem dormir junto com seus donos, eles amam e os tutores também!!
O gato querer dormir junto com o dono, indica confiança e também é um sinal de muito carinho do gato pelo seu dono!
Eles gostam tanto de dormir com seus donos, que insistem em entrar no quarto e subir na cama mesmo depois de várias negativas, isso acontece porque eles tem muito carinho, respeito e confiança, isso significa que eles se sentem seguros junto com seus donos, ou seja, ter um gato dormindo na cama é um ótimo sinal!
Um fato curioso: Eles preferem dormir perto da cabeça de seus tutores, por ser uma região quente e também é a parte que menos mexemos enquanto dormimos, assim fazendo com que o gato se sinta ainda mais seguro!
Por conta das lembranças que eles guardam da vida selvagem, eles acham que podem ser atacados durante a noite e por isso estão sempre em busca de conforto e segurança, e nada melhor do que tirar uma soneca ao lado da pessoa que ele mais confia, seu dono.
Dormir junto com o seu dono é uma maneira do gato se sentir mais confortável e seguro!
Gatos dormem quantas horas por dia?
Mas afinal, meu gato dorme mais do que o normal? Estudos indicam que os gatos dormem de 15 até 20 horas diariamente, ou seja passam boa parte do dia dormindo.
Eles dormem bastante, mas isso é completamente normal. Isso vale para todas as raças, inclusive Persas, siameses e também os sem raça definida.
Meu gato dorme mais do que o normal
Se você percebeu que o seu gato teve uma mudança brusca de comportamento, dormindo mais do que o considerado normal ou se ele não está mais reagindo a brincadeiras e estímulos, ele pode estar com algum problema de saúde, então fique atento!
Muitas doenças como por exemplo os problemas na tireoide, podem causar apatia nos bichanos. Um outro sinal de que o gato não está bem é quando ele está com os pelos sujos e sem brilho, pois eles são extremamente higiênicos.
Por isso se ele demonstrar preguiça até mesmo para se limpar, pode significar que ele está com algum problema de saúde. Se notar algum desses sinais, leve o gato ao veterinário, para que ele consiga dar o diagnóstico e o tratamento correto.
Gatos mais velhos dormem mais?
Assim como os humanos, os gatos passam por várias fases, enquanto são filhotes eles normalmente dormem muito mais do que os adultos. Durante a adolescência eles são mais ativos, tem mais energia e brincam mais.
Quando vão envelhecendo, eles ficam mais dorminhocos e preguiçosos, os idosos tem menos energia e passam mais tempo dormindo do que os mais jovens, eles preferem ficar na preguiça do que brincar.
Porém não é apenas a idade que influencia no sono dos bichanos.
Fatores que podem influenciar no sono dos gatos
Tem alguns fatores que influenciam bastante no sono dos gatos, como por exemplo:
- Idade: Os gatos filhotes e os idosos dormem mais do que os outros.
- Clima: Em dias mais frios e chuvosos, os gatos normalmente ficam mais preguiçosos e dormem mais do que nos outros dias.
- Tédio: Os gatos que são mais estimulados provavelmente vão passar boa parte do seu dia brincando e se divertindo, enquanto os outros podem se sentir entediados e acabam dormindo demais.
É necessário lembrar que cada gato tem seu próprio estilo e personalidade, por isso é importante que conheça bem o seu animalzinho, saiba de seus costumes e hábitos, para que assim consiga identificar quando tem algo de errado.
Lembre-se: Se você perceber que o seu gato teve uma mudança brusca de comportamento, caso ele esteja dormindo mais do que o normal ou desanimado, leve ele ao veterinário, só o veterinário pode diagnosticar e passar o tratamento adequado para o seu gato.
Descobriu por que o seu gato dorme tanto? Quer aprender mais sobre o comportamento do seu bichano, continue acessando o Blog da eZoo e veja mais artigos!
Está muito bom, agora sei pq meu gato dorme direto e o artigo ficou maravilhoso, e o conteúdo excelente.
Parabéns!!!