Gatos podem dar voltinhas nas ruas? Saiba tudo aqui!
Uma dúvida muito comum entre os donos de gato é: gatos podem dar voltinhas nas ruas? Devo deixar o meu gato ter acesso à rua?
Um dos erros mais comuns dos tutores é acreditar que deixar o gato dar voltinhas faz bem, para que o gato consiga se acalmar e se distrair, mas esse pensamento está completamente errado.
Deixar que os gatos tenham acesso às ruas, deixa eles expostos à vários riscos e também diminui a expectativa de vida deles!
A eZoo vai explicar o motivo pelo qual os donos não devem deixar seus gatos darem voltinhas. Confira!
Afinal, gatos podem dar voltinhas nas ruas?
Não, os gatos não podem dar voltinhas nas ruas e os donos não devem deixar que seus bichanos tenham acesso às ruas, pois a rua traz diversos riscos para os animais.
O principal risco ao dar voltinhas é o atropelamento e envenenamento, sendo assim, diminui a expectativa de vida deles.
Por que os gatos não devem dar voltinhas?
Os riscos que as ruas trazem para os gatos, são muitos, por isso os donos devem manter seus gatos dentro de casa e em segurança.
Lugar de gato é dentro de casa! E tem muitos motivos para essa recomendação, já que os gatos ficam expostos à muitas situações perigosas.
Alguns dos riscos são:
Atropelamento
Um dos principais riscos, é de atropelamento, pois os gatos ficam assustados e muitas vezes correm desesperados e acabam entrando na frente de um carro, assim causando um acidente.
As ruas são perigosas, os animais não entendem que precisam tomar cuidado ao atravessar a rua, então o melhor é evitar que seu gato saia sozinho e tomar muito cuidado ao dirigir.
Insegurança
O gato se sente seguro em lugares que ele conheça bem e longe de riscos, justamente por isso eles ficam desconfortáveis quando precisam sair, como por exemplo para ir ao veterinário.
Por isso também que os gatos amam ficar nos lugares mais altos em casa, eles conseguem ter uma visão melhor e avistar rapidamente qualquer sinal de intruso ou perigo.
Os felinos têm muito receio de ficar vulneráveis para algum predador ou qualquer outro perigo.
Brigas
Muitos gatos acabam se envolvendo em brigas com outros gatos quando vão dar voltinhas, acabam apanhando e voltando para casa muito machucados e com dores no corpo.
As brigas entre os gatos nas ruas são muito comuns, geralmente é devido a território ou por uma fêmea, e eles acabam ficando muito agressivos nessas situações.
Podem se perder
Apesar de o gato ter um senso de localização muito bom, eles ainda podem acabar indo para um lugar mais afastado de casa e acabar se perdendo, sem conseguir encontrar o caminho de volta.
E é muito difícil encontrar um animal perdido, ainda mais nas cidades grandes, por isso é bom tomar bastante cuidado para não perder o seu bichinho!
Risco de doenças
Não é apenas o risco de atropelamento, existem também vários outros riscos que os tutores às vezes nem imaginam.
Há um grande risco de contaminação, o gato pode ingerir produtos de limpeza ou outros produtos que podem ser fatais.
Existem também as doenças infecciosas, como FIV (vírus da imunodeficiência felina), Felv (vírus da leucemia felina) e PIF (peritonite infecciosa felina).
Maus tratos
A maldade humana não tem limites, e os perigos são ainda maiores quando se trata de humanos!
Infelizmente, há algumas pessoas que gostam de eliminar os animais da vizinhança, envenenando e espancando sem remorso algum.
Nunca conseguiremos entender como alguém tem a capacidade de fazer uma maldade com seres que são puro amor.
Portanto, você deve sempre desconfiar da maldade humana fora de casa.
Se não tiver outro jeito, as dicas a seguir podem diminuir os riscos:
- Mantenha o vermífugo sempre em dia;
- Mantenha a vacinação em dia;
- Não corte as unhas (é um mecanismo de defesa e evita o ataque de outros animais);
- Mantenha o peso ideal (gatos obesos são pegos com mais facilidade e se defendem com mais dificuldade);
Obs: Para evitar 100% dos riscos, só mantendo o gatinho dentro de casa!
Gato pode ser feliz dentro de casa!
O importante é incentivar a brincadeira! Portanto, disponibilize brinquedos, arranhadores, caixas de papelão de diferentes tamanhos, crie esconderijos e brinque com ele sempre que der.
Use a sua criatividade e crie brinquedos com rolos do papel toalha ou do papel higiênico, ou com bolinhas de papel, os gatos amam!
Atenção: Tem milhares de gatos abandonados nas ruas, expostos a todos os riscos e esperando por uma família que dê amor e o proteja de todo o mal que as ruas podem oferecer!
Gostou do conteúdo? Continue acessando o Blog da eZoo para saber mais sobre gatos!
0 Comentários