Cachorro pode comer manga?
Muito popular no Brasil de norte a sul, as mangas fazem sucesso principalmente durante o verão. Por ser tão acessível, os brasileiros consomem a manga de diversas formas. É por conta disso que, aqueles que tem cães em casa muitas vezes se perguntam: será que cachorro pode comer manga?
Por conta disso, a eZoo elaborou um artigo completo para você explicando os prós e contras por trás do famoso ditado de “cão chupando manga”.
Afinal, cachorro pode comer manga?
Antes de mais nada: sim, cachorro pode comer manga! A fruta é rica em vitaminas essenciais como A, B6, C e E, que auxiliam muito no organismo do seu melhor amigo.
Além disso, a manga é rica em fibras, betacaroneto, antioxidantes e potássio, o que torna a fruta uma boa opção de petisco natural para o seu cachorro, principalmente para os dias de calor!
No entanto, você deve evitar algumas partes da manga para preservar a boa saúde do seu peludinho. Além disso, recomenda-se não servir em excesso.
Sendo assim, separamos para você os prós, contras e cuidados que o dono deve tomar ao servir manga ao cachorro.
Benefícios do consumo de manga ao cachorro
Conforme citamos anteriormente, a manga é rica em diversas vitaminas, além de fibras e antioxidantes, listamos a seguir, os benefícios de cada um.
- Vitamina A: auxílio a uma boa visão e síntese de hormônios no organismo do animal;
- Vitaminas B: possui funções antioxidantes e atuam beneficamente no sistema nervoso do animal;
- Vitamina E: assim como a B, também possui funções antioxidantes no organismo;
- Vitamina K: metaboliza proteínas e auxilia na coagulação do sangue;
- Fibras: assim como para os humanos, as fibras ajudam a melhorar muito o sistema digestivo do animal;
- Água: a manga é uma fruta rica em água que pode auxiliar na hidratação do animal, principalmente nos dias de verão, estação do ano que ela é mais produzida.
Conforme vimos, a manga traz uma série de benefícios para o animal, que pode atuar de diversas formas no organismo do cachorro.
Agora que sabemos o lado bom, vamos listar algumas contraindicações que você deve estar atento e ciente ao servir manga para o seu cachorro.
Riscos do consumo de manga
Ainda que em menor parte, o consumo sem cuidado ou excessivo de manga pode trazer alguns riscos ao cachorro. Listamos alguns, a seguir:
Frutose
De modo simples e genérico, a frutose é um dos açúcares da manga. Só que este açúcar é ainda mais doce que o tradicional branco e cristalino que nós humanos consumimos.
Apesar de possuir alguns benefícios, se consumido em excesso pode trazer sérios problemas, principalmente para os peludos mais gordinhos.
Portanto, evite o consumo de manga para cães obesos, diabéticos ou com propensões a obesidade. De modo geral, para cachorro saudáveis, o ideal é consumir pouca fruta por conta da frutose.
Casca
A casca não é digerida pelos cachorros e podem causar sérios problemas no problema digestivo se consumida pelo animal. É fundamental que você retire a casca antes de servir a manga ao seu amigo.
Caroço
Assim como a casca, o caroço não deve ser consumido pelo animal. Grande e indigesto, o caroço apresenta duplo risco ao animal.
Por um lado traz uma grande chance do cão engasgar, por outro contribuirá para problemas estomacais.
Portanto, descarte o caroço da manga antes de servir ao cachorro.
Saúde bucal
Conforme abordamos sobre a frutose, a manga é uma fruta extremamente rica em açúcares. Isso significa que, se não houver uma higiene bucal adequada, o consumo excessivo de manga poderá comprometer a saúde da boca.
Assim como para os humanos, os açúcares contribuem para cáries nos dentes. Certifique-se de manter a higiene bucal do seu amigo, principalmente para os dias que ele consumir manga.
Como servir manga ao cachorro
Depois de estar ciente dos benefícios, contraindicações e alguns riscos da fruta, é hora de ver algumas dicas para servir a manga da melhor forma possível ao seu cachorro.
Primeiramente, descasque a manga. É fundamental que você retire completamente a casca da fruta.
Após isso, corte a manga e remova o caroço da mesma.
Por fim, corte a fruta em pequenos pedaços para garantir uma melhor mastigação do seu cachorro. Leve em conta o tamanho do pedaço ao porte da raça do seu amigo.
Não sirva diariamente, o ideal é intercalar este petisco natural com outros ao longo da semana. Para saber o quanto pode, de fato, oferecer ao seu amigo, consulte um médico veterinário de sua confiança.
Conclusão
Cachorro pode comer manga sim, mas da forma correta e em pequenas quantidades. A fruta é uma excelente opção de petisco natural para o seu amigo!
Com certeza ele irá adorar degusta-la, principalmente em dias mais quentes.
No entanto, a fruta não é recomendada para aqueles cachorros que possuem problemas quanto à obesidade e/ou diabete.
Observação: a manga não deve, jamais, ser oferecida como alimento principal ao cachorro. A alimentação saudável dos cães devem ser a base de ração.
A manga é apenas uma boa opção como petisco natural para ser oferecida de vez em quando, nunca no lugar da ração.
Gostou do artigo? Continue aprendendo mais sobre cachorro no Blog da eZoo!
0 Comentários