Como dar banho em cachorros no inverno? Saiba aqui!

Como dar banho em cachorros no inverno? Saiba aqui!

Neste artigo você irá ver dicas e sugestões de como dar banho em cachorros no inverno, de modo a manter o seu animal limpo, cheiroso e confortável nos dias de frio. Tudo isso, claro, sem que ele sofra com o frio.

Chega o inverno e imediatamente as temperaturas caem, você começa a usar lindas roupas de frio e toma aquele banho quente gostoso. Até aí tudo bem!

Aí você olha para o seu melhor amigo e compra uma linda roupinha na eZoo para ele e também deixa ele quentinho e confortável para o frio. No entanto, uma hora bate aquela dúvida: e o banho?  

Obviamente você conclui que não pode colocar o seu amiguinho em água gelada nos dias de frio. Do mesmo modo, pode ser prejudicial ao cachorro tomar banho em água muito quente.

Aí você se pergunta, mas realmente: como dar banho em cachorros no inverno?

Nós, da eZoo, elaboramos um passo a passo com as melhores dicas e sugestões para que você possa fazer a limpeza e higiene ideal do seu amigo nos dias de frio! Confira!

1. A frequência dos banhos no inverno.

Usar toalha no inverno é uma boa para aquecer o cão!

O primeiro passo que devemos abordar é definir com qual frequência devemos dar banho em nossos amigos durante o inverno. Certamente, não devemos banhá-los com a mesma intensidade que o verão.

Por exemplo, se você costumava dar banho no seu cachorro com a frequência de uma vez por semana, o primeiro e (talvez o mais importante) passo é simplesmente parar com isso! Ainda assim, banhos uma vez por semana já é o máximo e muitas vezes não aconselhável, mesmo no verão.

No inverno, assim como os humanos, o seu cachorro também irá transpirar menos. Neste caso, para os cães, ao contrário de nós, faz com que ele não precise de banhos tão frequentes!

Por que o cachorro não precisa de banhos tão frequentes?

Curiosamente, ao contrário do ser humano, banhos frequentes contribuem para proliferação de certas bactérias no pelo dos cães.

Estas bactérias, por sua vez, são benéficas para o sistema imunológico do cachorro protegendo-o contra doenças e infecções!

Ao tomar banho com muita frequência, estas bactérias, que protegem o cão, são rompidas e faz com que eles fiquem mais vulneráveis a infecções!

Afinal, qual é a frequência ideal para dar banho em cachorro no verão e inverno?

Cachorro deve tomar banho a cada 15 dias no verão e 30 dias no inverno.

No verão, recomenda-se que os banhos sejam dados no intervalo de duas semanas ou a cada 15 dias.

Muitas pessoas acreditam que se deve dar banho semanalmente nos cães, mas a grande verdade é que banhos semanais são prejudiciais a saúde do cão por conta dos motivos citados acima.

Já no inverno, é recomendávelque os banhos sejam dados uma vez por mês ou a cada 30 dias.

No entanto, é fato que cães de pelos longos precisam mais de banho que os de pelos curtos. Desta forma, cães com pelagem mais curta podem esperar mais que 15 dias para banhos no verão e mais de 30 para o inverno.

2. Escolha o intervalo mais quente do dia para dar banho no seu cachorro no inverno!

O horário mais quente do dia é mais adequado para dar banho em cachorro.

Estabelecida a frequência dos banhos no seu amigo, é hora de decidir quando dar banho nele no inverno.

Primeiramente, recomendamos que você escolha um dia mais quente possível para dar banho no seu cachorro. Mesmo sendo difícil prever isso, você pode consultar previsões do tempo, se for o caso, para te auxiliar.

Opte por dias ensolarados, mesmo no inverno, são os dias com as maiores temperaturas sempre.

Além disso, procure dar banho no seu cachorro no intervalo mais quente do dia, como, por exemplo, entre às 11 e 14 horas, a depender da sua região.

Evite horários à noite, madrugada ou de manhã. Nestes períodos do dia, as temperaturas estão mais baixas, o que trará mais frio ainda ao seu cachorro!

Estas medidas são extremamente simples e com certeza farão toda a diferença na hora do banho do seu amigo!

3. Dê banho dentro da sua casa!

Dar banho dentro da sua casa protegerá o seu animal do frio.

Apesar de ser uma ideia um tanto quanto anormal, dar banho no seu cachorro dentro da sua casa no inverno pode ser uma boa!

Isso porque, dependendo do porte do seu amigo, você poderá leva-lo ao chuveiro, ou até mesmo no tanque, pia ou bacias dentro da sua casa.

Desta forma, fica muito mais fácil e prático proteger o animal do frio, isso porque a temperatura dentro de casa é maior!

Dentro da sua casa, você terá também mais recursos para dar banho no seu cachorro, como esquentar a água, usar toalhas, tapetes, etc.

É verdade que há um lado ruim neste caso, o banho dentro de casa poderá proporcionar mais bagunça e sujeira. Recomendamos que você se organize na limpeza e remoção de pelos para facilitar arrumar tudo após o banho.

4. Aqueça a água!

Aquecer a água protegerá o seu cachorro do frio.

Uma boa sacada para banhos no inverno é aquecer a água até ela ficar morna, de modo que seja saudável ao seu cachorro. Portanto fique de olho na temperatura!

Água fria pode fazer mal ao animal, principalmente no inverno, pois pode prejudicar a imunidade do seu amigo e facilitar o adoecimento dele. Além do fato que água fria no inverno causa mais frio ao seu amiguinho.

Com a água morna, o seu cachorro estará confortável e quentinho enquanto toma banho!

No entanto, certifique-se que a temperatura da água está morna. Tome cuidado para não dar banhos muito quentes, isso também poderá ser muito prejudicial!

5. Dê banhos rápidos no seu cachorro!

Se bem dados, banhos rápidos costumam ser eficientes para o cachorro. Pois removem a sujeira principal, ao passo que diminui o risco de dar choque térmico no animal.

Evite ficar muito tempo com o seu cachorro molhado, principalmente ensaboando e enxaguando o animal.

Foque em banhos rápidos, porém eficientes!

6. Seque bem o seu cachorro!

Secar bem o cachorro ajuda a remover o excesso de água!

Em banhos no inverno, é mais importante ainda que você faça uma boa secagem do seu animal. Para isso, é fundamental que use boas toalhas para remover o excesso de água do seu amigo.

Após o banho, enrole e esfregue-o na toalha por alguns minutos, isso fará com que a umidade penetre na toalha e deixe seu cachorro mais seco.

Há ainda a possibilidade de utilizar secador para agilizar o processo.

Após isso, solte-o para que ele faça as famosas sacudidas para eliminar a água dos pelos.

Certifique-se de que o excesso de água foi removido do rosto, orelhas e patas.

7. Vista o seu cachorro com boas roupinhas!

Uma boa roupinha é um bom investimento para o cachorro contra o inverno!

Após os banhos no inverno, para que a temperatura do seu cachorro não caia e não ocasione choques térmicos, uma boa ideia é investir em roupinhas. Assim como nos humanos, as roupas vão manter o seu amigo quente e confortável durante os dias de frio.

Investir em uma boa roupa contribui não só para que o seu amigo fique quente e bonito, mas também ajuda a evitar que ele se suje mais rápido.

Se estiver procurando uma boa roupa para o seu peludinho, a eZoo trabalha com diversas opções. Para conferir, clique aqui.

8. Evite dar banho no seu cachorro em dias muito frios ou chuvosos!

Assim como você deve priorizar os dias mais quentes e, de preferência, ensolarados. O mesmo você deverá fazer para o oposto.

Em dias muito frios ou chuvosos, não é uma boa escolha dar banhos no seu cachorro, isso porque a chance de dar choque térmico é muito maior. Além de que seu animal irá sofrer com o frio.

Portanto, descarte estes dias na hora de dar banho no seu cachorro durante o inverno!

9. Levar o seu cachorro em Pet Shops também são ótimas opções para banhos!

Levar o cachorro para o pet shop é um bom investimento para banhos!

Se preferir, também é uma ótima opção levar o seu melhor amigo para tomar banho em pet shops.

Isso porque estes locais são especializados em banhos e tosas e têm os melhores equipamentos e recursos para dar um bom banho no seu amigo. Desta forma, é garantido que ele ficará quente e não sofrerá com o frio.

Pesquise o melhor pet shop no seu município e considere levar o seu cachorro, com certeza você não irá se arrepender!

10. Invista em banhos a seco!

Banhos a seco são banhos que não requerem a necessidade de enxágue do seu amigo!

Mas como isso funciona?

Os banhos a seco normalmente são em frascos no formato de spray, o qual você aplica sobre o corpo do seu animal. Estes produtos tem a capacidade de remover a sujeira e inibir o odor, tendo eficácia na limpeza do animal.

Para um bom banho a seco, aplique o spray enquanto esfrega o seu cachorro com uma boa escova. Desta forma, o produto fará com que a sujeira e o odor sejam removidos mais ainda.

Apesar dos banhos a seco serem eficazes e não necessitarem de água, é fato que banhos tradicionais com enxagues são melhores na limpeza do animal. Portanto, não recomendamos que use somente banhos a seco.

O ideal é dar banho através das duas formas e alternar a periocidade!

Se gostou da ideia e quiser um bom banho a seco, você poderá encontrar na eZoo, para isso, basta clicar aqui.

Conclusão

Cachorro deve tomar banho também durante o inverno!

Conforme você acompanhou, há uma série de medidas e sugestões de como dar banho em cachorros no inverno. Siga todas as instruções abordadas neste artigo e certamente você dará um bom banho em seu cachorro!

Se quiser saber mais a respeito sobre boas práticas de cães, continue acessando o Blog da eZoo!

Tags: | | |

Sobre o Autor

Luan
Luan

Geólogo de formação e amante de animais, Luan é papai de um cachorro e uma gatinha e, nas horas vagas, gosta de escrever.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Importante: Este site faz uso de cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes.